Grupo Desportivo União da Azoia



Introdução


Novidades


  • (03/04/2017) Actualização do site
  • (09/03/2017) 1º dia das inscrições no 3.º Ori-Trail / Rogaine do Cabo Espichel

Apresentação

A cada 25 de abril, dia de aniversário do clube, o Grupo Desportivo União da Azoia faz questão de organizar uma prova desportiva de excelência, sendo que neste ano de 2017, a mesma será o 3º Ori-Trail / Rogaine do Cabo Espichel.

Prova integrada no calendário da Taça de Portugal de Ori-Trail/Rogaine, sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação, sendo a primeira de um total de 7 etapas a realizar durante o ano.

Após a etapa organizada em 2016, e que marcou a estreia da competição de Ori-Trail/Rogaine no nosso país, o GDUA volta a presentear os atletas participantes com um mapa já por muitos conhecido, mas nem por isso menos desafiante, uma vez que a localização dos pontos será certamente surpreendente.

Como sempre, o GDUA deseja a todos participantes e agentes envolvidos nesta atividade, um dia repleto de aventura, de desportivismo e de sí competitividade.

Todas as informações sobre o evento (calendário, regulamento, inscrições, etc), assim como todos os esclarecimentos sobre esta disciplina, que conjuga orientação com trail, encontram-se neste site, assim como na página do evento criada no facebook.


O GDUA deseja a todos participantes e agentes envolvidos nesta actividade, um dia repleto de aventura, de desportivismo e de sã competitividade.

Todas as informações sobre o evento (patrocínios, distâncias, listas de inscritos) serão divulgadas no site do clube, assim como na página do evento criada no facebook.


Organização: Grupo Desportivo União da Azoia

Co-Organização: Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia do Castelo e FPO

Director de prova: Noel Cabeça

Planeamento de percursos: Jorge Baltazar

Cartógrafos: Jorge Baltazar

Supervisor FPO: Tiago Romão




Rogaine/FAQ


O que é o Rogaine?


O Ori-Trail / Rogaine é uma disciplina de orientação pedestre baseada na estratégia de eleger os controlos a visitar, em equipa de 2 a 5 elementos, em grandes espaços e com um tempo limite. A escolha dos itinerários é livre e cada controlo tem uma valorização em pontos, sendo o objetivo de cada equipa conseguir a máxima pontuação no tempo definido.

O conjunto de controlos disponíveis deve ser suficientemente alargado para que não seja possível realizá-los todos no tempo da prova obrigando assim à definição de uma estratégia por parte de cada equipa.



Posso participar nesta prova sem perceber de orientação?


Haverá tecnicos no local para fazer um devido enquadramento na atividade e introdução ao mapa.

Outra alternativa é organizar uma equipa com um elemento experiente em orientação e aproveitar esta actividade para uma formação prática.



Posso participar sozinho?


Não! Esta é uma prova de equipa que pode ir de 2 a 5 elementos. As equipas podem ser femininas, masculinas ou mistas (ver secção sobre Inscrições).



Porque é que o mapa é entregue meia hora antes do inicio da prova?


O mapa é entregue 30 minutos antes da prova ter inicio, de forma a possibilitar ás equipas o analisarem e estabelecerem o percurso que achem adequado para a estratégia escolhida.


Tenho que ir a todos os postos de controle?


Não! Cada equipa deve escolher quais os postos de controle que quer ir, e que se adequa à estratégia estabelecida pela equipa. Não é necessário dizer à organização quais os pontos de controlo pelos quais vai passar, podendo a qualquer altura da prova abdicar ou adicionar novos postos de controle.


É necessário levar algum material para a prova?


É obrigatório levar o seguinte material:

a) Por participante: SPORTident, comida energética para o dia, recipiente com água, dorsal fornecido pela organização;

b) Por equipa: Telefone móvel;

É aconselhado o seguinte material:

a) Por participante: equipamento para protecção das pernas (caneleiras e/ou calças)

b) Por equipa: Uma bussola, kit médico (pensos rápidos, vaselina, compressas esterilizadas, liquido anti-séptico ou sabão, canivete ou tesoura), uma manta de sobrevivência;


Tenho de levar água e comida?


A equipa é responsável pela gestão da alimentação e hidratação.

Cada elemento em que levar água e comida, mas a organização providencia um abastecimento situado numa zona central do percurso, que terá alimentos energéticos, fruta e água.



O que acontece se ultrapassar o tempo limite?

Até 30 minutos depois do tempo limite, são descontados 10 pontos por cada minuto passado. Após os 30 minutos, a equipa é desclassificada.


A minha equipa é constituída por elementos de vários clubes de orientação, como devo efectuar a inscrição?

Neste cenário, a inscrição deve ser feita por email (ver secção sobre Inscrições).


Como funciona o sportident?

O sportident é um pequeno dispositivo (imagem abaixo à esquerda) que registas os tempos, quando inserido na box de controlo (imagem abaixo à direita). Cada atleta irá transportar um dispositivo, que ao inserir na box de controlo irá emitir um som. Caso isso não aconteça deve utilizar o alicate presente no suporte da baliza para picotar no mapa, nas zonas R1, R2 e R3. Caso contrário, a pontuação nesse posto de controlo não será atribuída.






Programa


  • 09/03/2017 Início do período de Inscrições.
  • 21/04/2017 Limite das Inscrições.
  • 25/04/2017
    • 08h00 - Abertura do Secretariado (sede do GDU Azoia);
    • 09h30 - Briefing e entrega de mapas;
    • 10h00 - Partida (todos os escalões);
    • 14h00 - Limite de chegada sem penalização;
    • 14h30 - Fim da competição (chegada com penalização);
    • 15h00 - Cerimónia de entrega de prémios e fecho do evento;



Localização e Acessos





Centro do Evento/Inicio da Prova

localização no google maps

Para o evento desportivo principal, o centro do evento (secretariado, chegadas, banhos,...) situa-se na sede do GDU Azoia, na aldeia da Serra da Azoia (a cor de rosa na imagem abaixo). A partir da A2, saída do Fogueteiro, ou de Setúbal seguir as indicações de Sesimbra. Nas rotundas de Santana seguir as indicações de Cabo Espichel. Existirão placas de indicação a partir deste local.



Abastecimentos durante a prova

  • Água;
  • Fruta;
  • Bolos/bolachas;
  • Batata frita;

Abastecimentos no fim da prova

  • Água;
  • Fruta;
  • Bolachas;
  • Bifanas;


Segurança

  • Os caminhos e estradas estão abertos ao trânsito, sendo que algumas das áreas a usar são frequentadas por utilizadores de motos e moto 4, pelo que se recomenda cuidado nas zonas de menor visibilidade;
  • Primeiros socorros junto ao local de chegada. Em caso de acidente use os contactos de emergência:

      Director da Prova - 961147893;
      B.V. Sesimbra - 212288450;
      Nº Nacional Socorro – 112


Solo Duro

Haverá solo duro disponível a partir das 21h00 do dia 24 de abril, para os atletas que se mostrarem interessados nesta solução, devendo para o efeito comunicar a organização atempadamente, através do endereço gduazioa@gmail.com, devendo ainda aguardar por resposta de confirmação. O solo duro funcionará nas próprias instalações do clube, devendo ser desocupado até às 08h00 do dia da prova, 25 de abril.

SportIdent

Nesta prova será utilizado o sistema electrónico SportIdent.

Cada atleta leva, além do mapa, um chip de controlo electrónico (a organização aluga a quem não tiver).

A equipa comprova a passagem por cada ponto de controlo após inserir o chip na unidade de leitura da respectiva baliza (cerca de 1 segundo até ouvir um bip).

Os pontos devem ser controlados por todos os elementos da mesma equipa, sendo que esse controlo não poderá exceder 1 minuto de diferença entre todos os elementos de uma mesma equipa. À chegada os dados do chip são lidos para verificar a execução do percurso.

Relembramos, que em caso de falha do sistema SportIdent, deverá ser picotado um dos quadrados de reserva do mapa.



Outras Informações

  • O Secretariado funcionará na sede do clube, Azoia entre as 08h00 e as 15h00 do dia da prova.
  • O local de estacionamento será nas instalações do clube (campo de futebol), devendo os atletas seguir as indicações dadas pelos elementos da organização.
  • Primeiros socorros nos locais de chegada;
  • As áreas de prova estão interditas, sob pena de proibição de participação no evento;
  • Não será autorizada a partida/participação do atleta que não tiver o peitoral devidamente fixado no seu equipamento. O peitoral será entregue pela organização.
  • Recolha de chaves e sacos no secretariado;
  • Banhos no local de Chegada;
  • Serviço de bar, no local de partida/chegada, com bebidas, sopa, sandes diversas, café, etc.



Informações Técnicas


Informação dos percursos (provisória)

  • Escala do mapa: 1:20000
  • Equidistância (5m)
  • Sinalética do Percurso - a publicar na semana da prova


Realização da prova e sistema de classificação



O Ori-Trail / Rogaine é uma disciplina de orientação pedestre baseada na estratégia de eleger os controlos a visitar, em equipa de 2 a 5 elementos, em grandes espaços e com um tempo limite. A escolha dos itinerários é livre e cada controlo tem uma valorização em pontos, sendo o objetivo de cada equipa conseguir a máxima pontuação no tempo definido.O tempo máximo de realização da prova é de 4 horas.

Cada baliza a visitar pelas equipas terá um valor definido, variável, sendo que a unidade das dezenas indica a pontuação do controlo (códigos iniciados em 3 valem 3 pontos, códigos iniciados em 4 valem 4 pontos e assim sucessivamente).

Quem exceda o tempo limite sofrerá uma penalização de 1 ponto por minuto, sendo que a excessos de tempo superiores a 30 minutos será aplicada a desclassificação.

A classificação, por escalão, é obtida segundo as seguintes regras:

  • Pontos obtidos (soma dos pontos obtidos nos controlos visitados menos as eventuais penalizações);
  • Em caso de empate: pelo menor tempo gasto na execução;
  • Se continua o empate: pelo maior número de controlos visitados.




Inscrições


Atletas federados ou pertencentes a clubes filiados na FPO devem efetuar as suas inscrições online via OASIS

Todos os outros atletas devem efetuar as inscrições no formulário on-line (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNGJunLJ6rccvDRxNZ-4y7w2hVWq8hafHNFj6GuA1AnscYIQ/viewform ou enviar e-mail para inscricoes.gduazoia@gmail.com, indicando:

  • Nome da equipa;
  • Escalão de participação;
  • Nome(s) do(s) participante(s);
  • Data(s) de nascimento;
  • Nº(s) de Bilhete(s) de Identidade; (só para não federados)
  • Nº de filiado na FPO (apenas para os atletas federados);
  • Nº de SportIdent (será automaticamente alugado, caso não seja indicado na inscrição).

Todas as inscrições enviadas via e-mail receberão confirmação. Caso não haja confirmação, deverão reenviar a inscrição)

Todas as transferências bancárias deverão ser efetuadas para a conta do GDUA cujo IBAN é PT50 0045 5453 4005 0160 5847 8.

Agradecemos que, sempre que possível, utilizem a seguinte regra para indicar o descritivo/referência da transferência: «Ori-Trail/nome_da_equipa». Caso não seja possível (ou se houver dúvidas), será necessário apresentar o comprovativo da transferência no secretariado.



Taxas de inscrição:

(Os valores apresentados são por ATLETA, independentemente do n.º de atletas de cada equipa).

Federados FPO - 10,00 EUR

Não federados FPO - 10,00 EUR

(A perda ou não devolução do SI Card alugado implica o pagamento de EUR 40)

Os preços das inscrições incluem seguro desportivo e aluguer de SI para quem não o tenha.

A partir de dia 21 de abril as inscrições não poderão ser anuladas e a taxa de inscrição não será devolvida.



Em função da idade de cada um dos seus elementos, o escalão da equipa é definido da seguinte forma:

  • a. Equipa em que um dos elementos tem menos de 40 e mais de 20 anos - a equipa é do escalão absoluto;
  • b. Equipa só com veteranos - a equipa é do escalão correspondente ao elemento mais novo;
  • c. Equipa só com jovens (20 anos ou menos) - a equipa é do escalão júnior;
  • d. Equipa com jovens e veteranos - a equipa é do escalão absoluto


Escalões de Competição


EscalãoAno de Nascimento
Absoluto M/D/MX1996 ou antes
Veterano M/D/MX1963 a 1977
Super Veterano M/D/MX1962 e antes
Junior M/D/MX1997 e depois


Escalões abertos


EscalãoAno de Nascimento
(Open)Escalão únicoQualquer idade ou sexo


Regulamento



Podem consultar o regulamento da prova no seguinte link: Regulamento



Prémios


Serão atribuídos prémios às 3 primeiras equipas de cada escalão/sexo de competição e à 1ª equipa do escalão Open


Resultados



A disponibilizar depois da prova!
APOIOS E PATROCINIOS


PRÓXIMOS EVENTOS

22, 23 Abril
Campeonato Nacional de Distância Média e de Estafetas 2017
25 Abril
2.º Ori-Trail / Rogaine do Cabo Espichel
20, 21 Maio
Campeonato Nacional de Distância Longa e de Sprint
27, 28 Maio
Campeonato Nacional Sprint O-BTT
13 Maio
II troféu Rogaine CPOC
17 Junho
I OriTrail Rogaine de Barcelos
9 Julho
Troféu Rogaine do Médio Tejo
16 Setembro
Rogaine dos Jogos do Sado (TP Rogaine)